CONCLUSÃO DA PAVIMENTAÇÃO DA RUA SANTA ANA E ITAQUI
As Obras de pavimentação com blocos intertravados foram concluídas no trecho da Rua Santa Ana e Rua Itaqui, no perímetro urbano do município de Campina das Missões.
As Obras de pavimentação com blocos intertravados foram concluídas no trecho da Rua Santa Ana e Rua Itaqui, no perímetro urbano do município de Campina das Missões. Esta obra, a exemplo de outras, foi executada com recursos próprios do município, sendo utilizado o mesmo formato de trabalho utilizado na Revitalização da Rua Porto Alegre, Albino Ferreira dos Passos, Rua São Leopoldo e Travessa Padre Benedito Meister, ou seja, a utilização de máquina extrusora, sistema de sarrafear o solo e máquina pavimentadora Optimas S19 – tecnologias adquiridas pelo município em 2022.
A pavimentação da Rua Albino Ferreira dos Passos e as obras da Rua Itaqui e Santa Ana compreendem aproximadamente 5.300,0 m² e faziam parte do financiamento do Avançar Cidades – dívida esta contratada em 2020. Em negociação com a Caixa Federal e Ministério da Economia, a Administração optou por excluir estas metas do financiamento e executar com recursos próprios, visando construir uma engenharia financeira mais sustentável e sadia. O valor do financiamento que era de R$ 1.598.000,00 (um milhão, quinhentos e noventa e oito mil reais) passou aproximadamente para R$ 1.050.000,00 (um milhão e cinqüenta mil reais). Cabe ressaltar que o Ministério aprovou a redução do financiamento e nos próximos dias deverá ser assinado novo contrato, significando que a comunidade campinense irá pagar muito menos juros no futuro.
Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Obras do município. A obra teve início ainda no mês passado. No primeiro momento, os trabalhos concentraram-se na execução de drenagem, abertura de rua e preparação da base - esta rua possuía uma intermitência que impedia fluxo de carros e pessoas – execução de meio fio com sarjeta com a utilização da máquina extrusora, após isto a preparação da pista com pó de brita, sendo utilizado o sistema de sarrafear o solo (tecnologia simplesmente fantástica), para posterior colocação dos intertravados com a utilização da máquina pavimentadora OPTIMAS S-19.
A título de comparação, as obras terceirizadas da esquina Campina com aproximadamente 3.200,0 m² levou dez meses para estar concluída e, a obra da Paca Sul como 5.500,0 m² iniciou em setembro de 2022 e ainda não está conclusa – nisto tudo cabe ressaltar que a construção da base da estrada sempre é uma responsabilidade do município, bom, a obra da Santa Ana e Itaqui com 3.600,0 m² necessitou de aproximadamente 4 dias para a construção do meio fio com sarjeta e 6 dias para a pavimentação – tempo recorde, digno dos melhores recordes, além do respeito ao dinheiro público.