DEFESA CIVIL

O vice-prefeito Municipal Sr. Nelmo Viro Rorig juntamente com o Coordenador Municipal de Defesa Civil e Assessor de Planejamento Adriano Andrziewski e o funcionário Bruno Wobeto Rohrig estiveram no último dia 07 de novembro, participando do treinamento Projeto Capacitar 2017 no SEST SENAT Santa Rosa realizado pela Defesa Civil - Regional 5.

A capacitação contou com noções básicas em Proteção e Defesa Civil, Gestão de Risco, Organização de uma COMPDEC, Processo SE/ECP, Instrução de Uso do sistema S2ID e Instrução Normativa nº 02, elaboração do Plano de Contingência, como realizar solicitações de recursos estaduais e federais, prestação de contas.

No Brasil, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC foi estabelecida por meio da Lei 12.608/2012, e estabelece que as ações de proteção e defesa civil sejam organizadas pelas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Assim, para cada uma delas há responsabilidades específicas, ao mesmo tempo em que se considera que façam parte de uma gestão sistêmica e contínua.